domingo, 6 de setembro de 2009

Ética x Ponto de Vista


Ética é um tema interessante para se falar. Nós, que tivemos uma educação firme, baseada nos "bons princípios" às vezes achamos que esse assunto não é pra gente se preocupar. Já que a ética está incutida em nossos atos - pessoas de bem, espiritualizados, esclarecidos que somos...
Não é bem assim. Mesmo. Às vezes surgem dúvidas. Principalmente porque tendemos a ver as coisas só pelo nosso ponto de vista. Essa armadilha é perigosíssima, pois é fácil usar fatos e sentimentos para justificar atitudes.
Para me ajudar nisso, uso a estratégia de inverter os papéis e analisar como seria, como eu julgaria a situação pelo outro ponto de vista.

Bem, quando temos um assunto batendo na cabeça, a gente tende a observar ao redor e ser mais críticos sobre a tal questão. Assim tem sido comigo, há uns 20 dias.
E a gente se surpreende. Algumas pessoas que não tem nada de agradáveis às vezes são as mais éticas. Aquelas que não são amistosas e nada se esforçam para conquistá-lo, podem ser impecavelmente corretas. E vice-versa. Até mesmo os amigos podem nos surpreender.

Então percebo que vale a pena insistir na educação das crianças. Porque eles estão sempre nos testando, propondo soluções simples, fáceis, sem a menor malícia ou maldade.. mas que são erradas. Simplesmente porque não são éticas. E a vontade que dá é de dizer: tudo bem, tudo bem, assim é mais simples. Mas se a gente é ético, sabemos que aquela atitude bobinha, inocente, é a construção da ética e da moral do futuro adulto. É o arquivinho que vai sendo construído, com dados que vão balizar as decisões no futuro.
Difícil? Sim. Cansativo? Sim. Ás vezes é um saco e a gente ouve: Lá vem a mãe com o blá, blá, blá dela. O fato é que não podemos, mesmo, tirar férias de ser pai/educador. Mas quando a gente vê a sementinha começando a dar frutos... que satisfação inexplicável, o peito estufa... hummmm.
Pra ajudar nisso, tenho uma dica de livro que lí há muito tempo: "Ética para meu filho", de Fernando Savater, que tem um texto tão agradável e acessível que dá até pra adolescente ler.


4 comentários:

Mamis Evani disse...

Rachel,
Muito s�rio o assunto e que nos leva a muitas reflex�es:
�tica, Moral, Justi�a...
Atitudes? Decis�es?
Exemplos, perante filhos, netos, irm�os, colegas?
A semente come�a a ser plantada em casa, com trabalho e persist�ncia.
Assim tem que ser, lembrando que o EXEMPLO � o que d� melhor resultado.

Mamis Evani disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Eliziane disse...

Sabe, já estou acostumada com o "lá vem a chata", mas agora já consigo ser clara: Sim, sou chata e vou repetir isso porque sei que é importante para vcs! Além disso, como ensina Lya Luft "não sua amiga, sou sua mãe". E como mães não temos o direito de desistir, vivendo dias tão diferentes dos vividos por nossas mães, precisamos ser ainda mais conscientes das questões éticas.

Carol Azevedo disse...

Oi Rachel!
O editorial saiu em uma edição mais antiga, mas tá aqui ó http://www.gramadomagazine.com.br/coluna/coluna.php?c=212.

Adorei os posts novos. Fui pro Rio em agosto tb. Estava uma delícia, mas só pegamos chuva. Mesmo assim tava lindo!

Beijos e saudades

 

Impressões © 2010

temas blogspot -