quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Generosidade em ação



Há alguns anos, a minha cunhada, toda feliz, me entregou um presente que chegou em um momento perfeito. Me fez bem. Ela me contou o elogio que eu havia recebido de uma conhecida, uma pessoa bem distante do meu convívio. Me causou surpresa e me deixou tão animada! Então comentei com ela que é uma pena que as pessoas guardem pra si esse tipo de impressão. Que muitas vezes as pessoas não ficam sabendo disso, nem imaginam que são motivo de admiração, carinho, enfim.
Desde então fui formatando minha opinião sobre essa questão.

Penso que esta é a base da generosidade. Porque quando gostamos, amamos, admiramos ou temos uma opinião positiva sobre alguém isso pertence a essa pessoa. Se o sentimento gerado foi motivado pela pessoa ou por sua ação, ele deixa de ser de quem sente e passa a pertencer a quem despertou e conquistou o direito sobre esse sentimento.
E o que temos que fazer é simples: DAR. Entregar ao outro. Deixar que ele saiba. Presenteá-lo com essa boa impressão, essa dádiva. Isso pode mudar o seu dia, a sua vida!
E isso vale em tudo. No trabalho, no amor, na família, nas amizades e entre desconhecidos.
Um exercício ótimo é elogiar um desconhecido. Porque é o elogio mais verdadeiro e gratuito que existe.

Mas eu não falo só de elogio, falo de amor. Falo de entregar o que é do outro.
Se você ama, entregue seu sentimento ao outro. Não guarde como uma jóia do seu tesouro pessoal, que você só usa em ocasiões muuuito raras, ou como instrumento de barganha. Esse tesouro não é nosso, é do outro. E quando entregamos ao outro iniciamos um ciclo retro-alimentável e infinito de energias positivas.

11 comentários:

Eliziane disse...

Só alguém com o coração como o seu para entender isso! Amo vc amiga!!!!
Bjs,
Eliziane

Juliano "Juca" Bacchi disse...

O artista vive de elogios, seja no palco, pendurado na parede de uma galeria de artes ou atrás das páginas de um bom livro. É o elogio que move o artista a produzir com o coração. Mas o ser humano também se alimenta de elogios, e é justamente esse o tipo de elogio que menos entregamos (e recebemos)nos dias de hoje. Então aqui vai meu elogio pra você Rachel. Te admiro como artista e principalmente como pessoa, pois fico muito feliz ao notar hoje, quando recebo um sorriso seu, que esse sorriso ainda carrega a mesma sinceridade daqueles primeiros sorrisos que ganhei alguns anos atrás.
Um grande beijo de um amigo que te admira muito!!!

Fernanda Moschetta disse...

Amiga, fiquei muito feliz de poder ler isso que você escreveu, e concordo com a Eli que só um coração muito amoroso pode gerar tais frases. Tenho muiito a aprender com isso pois por mais que não pareça tenho um coração fechado muitas vezes para elogios e carinhos que possam mudar ou acrescentar a outras pessoas, estou em busca de minhas emoções. Bjos Te Adoro!

Rachel Kleinubing disse...

Uau! que posso dizer depois desses três presentes que acabo de ganhar? Juliano, querido, que lindas palavras e que surpresa. Te admiro muito, também, como pessoa doce e sensível que é desde sempre e como artista que você sempre foi. Obrigada!
Eli, sem palavras amiga...te amo.
Nanda, você é sim amorosa e generosa. Tenho visto tantas atitudes tuas que são um exemplo pra mim. Talvez você nem esteja percebendo toda essa sua luz. Obrigada por fazerem parte da minha vida!

Alessandra disse...

Sabe o que acho que acontece amiga... as coisas mais simples e mais ao nosso alcançe acabamos esquecendo que as vezes são muito mais importantes e fazem a diferença na nossa vida e na vida dos outros. Você já é uma pessoa que põe em prática realmente o que citou no texto. Te admiro muito minha amiga e saiba que a tua generosidade, carinho e doação fazem a diferença em nossas vidas.
Beijão. Ale

Rachel Kleinubing disse...

Ale, você tem toda razão, ficamos esperando "a" grande atitude, "o" grande momento e esquecemos que no agora está a forma de ser e fazer feliz, né.
Agradeço também por toda tua generosidade... sempre positiva, sempre pronta e disposta pra ajudar, amiga. Obrigada!

denise fenker disse...

Rachel Querida,
suas palavras, seus gestos , sua partilha sempre tão generosa ...a foto que escolheu para o texto também nos lembra que "fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas...". Obrigada por nos ensinar a ver o belo.

Luciane disse...

Coisa mais legal ver as amigas que estão sempre conversando dar um tempinho e repensar em suas atitudes. Talvez falar algo que realmente na correria do dia-a-dia, no cotidiano das conversar não se dá o tempo e o valor correto que essas pessoas tem dentro de nossas vidas! Por várias vezes sai de um encontro esquecendo de falar exatamente aquilo que deveria ter falado! Mas, nunca é tarde! Vcs são lindas em todos os sentidos, cada uma de sua forma. Acho lindo o elo de amizade que existe! Beijo grande Lu.

Alguns apontamentos... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel K. Michels disse...

=) realmente Raquel é uma dádiva a pessoa que consegue ter essa espontaneidade de fazer os demais felizes, sabendo apreciar suas qualidades e as ressaltando, é uma injeção de ânimo.

Evani disse...

Rachel,
a reflexão que você faz é muito interessante, leva a gente a refletir também...
Reconhecer as qualidades do outro, deixar que ele conheça nossa admiração, lhe fará muito bem.
Essa atitude sincera pode se tornar um hábito, como você diz: "de infinitas energias positivas".
Evani

 

Impressões © 2010

temas blogspot -