segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Presente

Fiz 37. E o peso desse número veio acompanhado de atribulações pertinentes à idade: responsabilidades, compromissos, buscas, encontros, desencontros, dores um tanto mais profundas, desencantamentos, revelações. Uma das revelações mais lindas, emocionantes, foi o presente abaixo.
Que ganhei do meu amor. Do homem que escreveu uma história comigo, cheia de desafios e de aprendizados. O homem que me presenteia todo dia com sua presença e sua força. E que nesse dia em especial, me presenteou com sua delicadeza, suavidade e sensibilidade. Tocou fundo meu coração.
Esse poema, que está no livro de Manoel de Barros, foi garimpado e encomendado de um sebo, edição do ano 2000, título Ensaios Fotográficos, Editora Record.

O Fotógrafo 

Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.
Eu estava saindo de uma festa.
Eram quase quatro da manhã.
Ia o Silêncio pela rua carregando um bêbado.
Preparei minha máquina.
O silêncio era um carregador?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada.
Preparei minha maquina denovo.
Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo.
Fotografei o perdão.
Olhei uma velha a desabar sobre uma casa. 
Fotografei o sobre.
Foi difícil fotografar o sobre.
Por fim eu enxerguei a Nuvem de calça.
Representou para mim que ela andava na aldeia de braços com Maiakovski
- seu criador.
Fotografei a Nuvem de calça e o poeta.
Ninguém outro poeta no mundo faria uma roupa 
mais justa para cobrir a sua noiva.
A foto saiu legal.

1 comentários:

Anônimo disse...

Rachel,
37... idadezinha boa... repleta de "riquezas" diria eu, buscas, compromissos, responsabilidades, descobertas, que nos convidam a adaptações, nesta vida tão maravilhosa. Principalmente quando surgem as "revelações", do carinho, da delicadeza , da sensibilidade... tocando o coração, como você mesmo afirma.
Que venha os 37 com toda a garra e a magia!
Evani

 

Impressões © 2010

temas blogspot -